3º Ano

Diferencial Preparatório

Oficina de Produção Textual

Por acreditar que o aprofundamento das questões que envolvem a relação do homem com o mundo e com a vida, presentes nas propostas dos vestibulares, é a base de um texto coerente, o Departamento de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias do Gregor Mendel elaborou um projeto que auxiliará os estudantes na produção de seus textos: um laboratório de redação.

A partir dos textos produzidos, professores e monitores desenvolvem um trabalho criterioso de avaliação e orientação. Nesta atividade, além da produção escrita, o estudante é estimulado a participar de discussões sobre diversos assuntos da contemporaneidade. Temas de vestibulares das melhores universidades da Bahia e do país são discutidos em aula. Esse é um momento de debate de ideias, de organização do pensamento e de reconstrução do saber, enfim, mais um espaço de produção do conhecimento.

Assim, capacitados tanto formalmente como criticamente, acreditamos que nossos estudantes não terão dificuldades na hora de expor suas ideias, seja no vestibular, seja nas mais diversas situações do cotidiano.

Os professores que realizam os encontros da Oficina de Produção Textual são: Israel Mendonça, Clélia Gonçalves e Denise Fontebranca.

Aulas interdisciplinares

No Colégio Gregor Mendel, as aulas interdisciplinares fazem parte do cotidiano escolar dos estudantes. Por acreditarmos que os conhecimentos estão permanentemente em diálogo com outros conhecimentos - complementando-os, questionando-os, negando-os ou ampliando-os - o Colégio enxerga a interdisciplinaridade como uma importantíssima prática pedagógica, que mobiliza as mais diversas habilidades naquele que a investiga, conhece, ensina ou aprende.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) afirmam que “a interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação que a interdisciplinaridade é uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio”. O Colégio Gregor Mendel, entretanto, vai mais além. Nós “abraçamos” a interdisciplinaridade em todas as séries, inclusive no Ensino Fundamental, uma vez que não conseguimos enxergar os conhecimentos sendo trabalhados de maneira isolada, estanque.

Os vestibulares de diversas universidades já trabalham com as áreas do conhecimento e não com as disciplinas isoladas. Provas de Ciências Humanas passeiam pela História, pela Geografia, pela Sociologia, Filosofia e pelas “Atualidades”; as de Ciências Naturais abrangem conteúdos ligados à Biologia, à Física e à Química, simultaneamente; etc.

Foi pensando na realidade não só dos vestibulares, mas na compreensão de um mundo multifacetado, que o Colégio este ano intensificou a prática interdisciplinar em todas as séries e, em especial, na grade curricular da 3ª série do E.M., inseriu aulas quinzenais de Atualidades, ministradas pelos professores Garrido, de História, e Zé Roberto, de Geografia. Se o tema da aula é África, por exemplo, enquanto Garrido fala sobre os conflitos gerados pela posse de terras, sobre as diversas culturas dos povos africanos, o neocolonialismo e sobre políticas como o Apartheid, Zé Roberto fala sobre as zonas geográficas de pobreza, sobre os rios, vegetação e regiões desérticas presentes no território africano. São professores diferentes, de disciplinas diferentes, dando aula sobre um tema central.



Cultura

Escola também é lugar de criatividade.
Saiba mais...

Banco de Provas

Em atualização.
Saiba mais...

Videoteca

Confira vídeos de eventos, do dia-a-dia de nossos estudantes e muito mais!
Saiba mais...

Colégio Gregor Mendel © Todos os direitos reservados