Ligue nos tels:

Festa Literária 2013

Artista Homenageado: Vinicius de MoraesVinicius de Moraes

A Festa Literária:

O mundo muda velozmente, sendo necessário reconhecer os clássicos como parte integrante desse mundo, mantendo o tempo para aqueles que o definem pelo sentimento. A dinamicidade não pode ser capaz de inibir que esses sujeitos "parem" para enxergá-los, tendo interação com o meio cultural em que habita.

O estudante é um sujeito que interage com um mundo passivo a mudanças de várias ordens, e essa velocidade faz com que o processo de apreensão delas mude e necessite de modelos novos de absorção do conhecimento. A educação é, muitas vezes, vista como pontes que serão desconstruídas para que ele (sujeito) transponha obstáculos, otimize soluções, viva, pense novos contextos, usufrua do passado para interferir no futuro; a educação, portanto, é arte da reinvenção permanente.

No ano de 2013, o artista homenageado foi Vinicius de Moraes, em função da sua resistência lírica num mundo que não foi capaz de subtrair da sua lira, a revolta, o amor, a ética, a diversidade, a ingenuidade, os valores morais, a insubordinação de um sujeito que transgrediu em ser poeta. Por isso, convidamos você para uma noite em que o amor dará o tom da nossa bossa. Venha viver "Vinicius entre nós".

Os Seus Objetivos:
a) estimular a criatividade;
b) desenvolver o gosto estético e o senso critico;
c) revelar talentos;
d) integrar estudantes, professores e a comunidade;
e) agregar valores;
f) ampliar a capacidade de instrumentação da língua escrita.
Participação
Todos os estudantes do Colégio Gregor Mendel estarão convidados a participar da Festa Literária, desde o 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.
– Infantojuvenil: alunos dos sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental;
– Juvenil: alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental;
– Sênior: alunos da primeira, segunda e terceira séries do Ensino Médio.
Produções
Cada participante poderá concorrer com até duas produções. Essas deverão ser completamente inéditas/autorais e escritas em Língua Portuguesa, em prosa ou verso (máximo 30 linhas/versos), e tituladas pelo autor com temática livre. Vale ressaltar que a elaboração desses textos será extraclasse.
Período: Em breve.
O CIRCUITO ACONTECERÁ EM DUAS ETAPAS:

Primeira Etapa:
Seleção dos três melhores trabalhos em cada categoria (nove trabalhos no total). Esta etapa é interna; a seleção acontecerá logo após o encerramento das inscrições. A divulgação do resultado da primeira etapa será fixada nos murais do Colégio, não cabendo revisão dos resultados. Será feita, também, a seleção dos melhores textos de cada categoria para serem publicados em um livro com a coletânea dos textos para a "Noite de autógrafos" (data a ser confirmada posteriormente).

Segunda Etapa:
Os nove textos classificados serão apresentados ao vivo, interpretados subjetivamente, para que sejam premiados os três melhores de cada categoria. A apresentação poderá ser feita individualmente, mas é permitido que o autor organize um grupo de, no máximo, até três autores para ajudá-lo na apresentação cênica. Os professores de Artes e Teatro estarão disponíveis para a orientação aos alunos.
1º lugar: Livros autografados + placa + 1,5 ponto na média.
2º lugar: Livros autografados + placa + 1,0 ponto na média.
3º lugar: Livros autografados + placa + 0,7 ponto na média.

a) Os textos classificados apenas para o livro receberão o valor de 0,3 (três décimos) na média da unidade;
b) O estudante que fizer qualquer apresentação de palco, no lugar do colega-autor do texto, terá o valor de 0,2 (dois décimos) na média, com ressalva para aqueles estudantes cujos textos foram selecionados para o livro.

OBS: Os pontos não serão acumulativos, com exceção dos alunos com mais de uma premiação na sua categoria.
Observações Gerais:

Em breve!