CIRMEN

O que é o CIRMEN?

O Circuito Mendel de Conhecimentos (CIRMEN) é um projeto interdisciplinar que representa uma forma diferenciada de educação e um efetivo compromisso com a produção e a construção do conhecimento. As ações acontecem ao longo do ano, visando a um aprofundamento no estudo de um objeto de conhecimento que amplie a participação social do aluno.

Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças pesquisam, investigam, vivenciam e realizam trocas significativas para sua aprendizagem. A partir daí, planejam e preparam a apresentação de um produto final para a comunidade escolar, quando ampliam seus horizontes, expondo suas produções através das diversas linguagens.

CIRMEN 2015

O tema deste ano será Sustentabilidade: A gente faz, o planeta sente.

A ideia de sustentabilidade é bastante ampla e tem grande relação com a Educação. Um dos preceitos básicos de sustentabilidade é a relação entre as coisas. As ações de cada um repercutem na família e, em cadeia, na escola, no bairro, na cidade, no país e no mundo. Não se deve ver isso como um peso nas mãos de cada indivíduo e nem uma responsabilidade do governo e de grandes corporações, mas considerar que cada um de nós é participante de um sistema e deve fazer o que estiver ao seu alcance para o equilíbrio dele. Segundo Capra, "A sustentabilidade não é uma propriedade individual, mas de uma teia completa de relacionamentos".