Canal Pais

Adaptação

O início da vida escolar de uma criança é quase sempre um período delicado, muitas vezes difícil, não raro acompanhado de insegurança, angústia e muito choro.

Por isso, nós do Gregor Mendel damos a esse momento uma atenção e cuidados especiais. A parceria família e escola, a confiança dos pais e a credibilidade em nossa equipe são peças fundamentais para que a criança possa se adaptar a esse novo momento de forma segura e prazerosa.

Entendemos que para muitas famílias essa separação é dolorosa. O crescimento de um filho e sua iminente autonomia e progressiva independência muitas vezes assustam. Por isso, é importante que a criança sinta que a escola é um lugar seguro e único, onde ela terá oportunidade de vivenciar situações que em qualquer outro lugar ela não teria. E é a mensagem de confiança passada pelos pais que vai consolidar na criança a tranqüilidade e a segurança nesse novo ambiente.

A família desempenha, portanto, um papel fundamental na facilitação desse processo como, por exemplo, cumprir horário no momento de pegar a criança na escola; não mentir, dizendo que já volta; manter o controle das emoções e etc. Essas são atitudes que deixam a criança mais confiante e segura. Pais que ameaçam e castigam, além de não ajudar, atrapalham o processo de adaptação. Isto vale também para possíveis recompensas trocadas pela permanência da criança na escola ou por uma postura de excessivo zelo e proteção que impedem os seus avanços.

A criança acabará por entender com o tempo que a escola é um lugar importante para seu crescimento e para sua vida. Não são ameaças e medos que fazem a criança permanecer bem na escola, mas a sua compreensão de que o espaço escolar é fundamental para sua vida. A família ajudará verdadeiramente nesse processo ao transmitir à criança que ir à escola é algo positivo e essencial.

Um abraço

Nathalie Guerreiro/Direção Geral