Antes de falar, muitas crianças usam os dentes para se comunicar.
Saiba aqui como lidar com as mordidas

Texto adaptado de JACIARA DE SÁ

A equipe de uma escola, em São Paulo, enfrentou uma situação delicada em 2006. Uma avó, ao buscar o neto, saiu dizendo para a filha que a creche estava cheia de pitbulls, pois a criança de 2 anos tinha marcas dos dentes de um colega no rosto. Outra mãe ouviu o comentário e foi reclamar com a direção da escola. “Ela sabia que é comum morder nessa fase da infância e não concordava com o rótulo dado para a turma de seu filho”, lembra a coordenadora pedagógica.
Muitos professores enfrentam constantemente o choro de dor de uma criança e a reclamação de um pai indignado. Apesar de comum, a situação é um desafio na Educação Infantil. Afinal, por que os pequenos gostam tanto de morder?
Um dos motivos é a descoberta do próprio corpo. Desde o aparecimento da dentição até por volta dos 2 anos,  eles mordem brinquedos, sapatos e até os próprios pais, professores e amigos para descobrir sensações e movimentos. O psicólogo francês Henri Wallon (1879-1962) escreveu que assim a criança constrói seu “eu corporal”. “É nessa fase, em que ela testa os limites do próprio corpo, onde o dela acaba e começa o da outra pessoa. E os dentes que estão nascendo estão em evidência”, explica Heloysa Dantas, professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O austríaco Sigmund Freud (1856-1939) também ajudou a entender as dentadas. O fundador da psicanálise definiu como fase oral o período em que a criança sente necessidade de levar à boca tudo o que estiver ao seu alcance, pois o prazer vital está ligado à nutrição. Ela experimenta o mundo com o que conhece melhor: a boca.
Outra razão é a necessidade de se comunicar. Os pequenos não dominam a linguagem verbal e utilizam a mordida para expressar descontentamento e irritação ou para disputar a atenção ou objetos com os amigos. Amor e carinho também podem ser expostos com uma mordidela, como fazem os adultos ao afagar os bebês. “O professor precisa perceber qual sentimento está em jogo para agir sem drama”, destaca a psicopedagoga Denise Argolo Estill, da clínica Infans Unidade de Atendimento ao Bebê, em São Paulo.

Sem rótulos nem drama
A separação dos pais e algumas situações novas vividas na escola podem gerar desconforto e insegurança. Sem poder falar, os dentes viram um  recurso de expressão. Assim, fica fácil compreender por que as crianças que mordem não podem ser rotuladas. Além da descoberta do corpo e da expressão de sentimentos, elas ainda estão construindo a identidade. Quando estigmatizados, os pequenos sentem dificuldade em desempenhar outro papel que não o de agressor. “Eles podem ter dificuldades de se relacionar. O que seria uma fase transitória pode se cristalizar num comportamento permanente”, explica Denise.
Para evitar que a história dos pitbulls se espalhasse e gerasse um mal-estar maior entre os pais, a coordenação chamou todas as famílias para uma conversa. Não revelou para a avó indignada quem deu a mordida e acalmou os ânimos da mãe irritada com o comentário ouvido na porta da escola. Na reunião, os pais aprenderam sobre o significado da dentada e se deram conta de que a situação é muito comum, tanto em casa como na escola, e não se trata de negligência por parte dos adultos.
A adaptação escolar é o período em que as mordidas mais aparecem. A professora Elsie Claire Canelas, sabe que nessa época sua intervenção deve ser maior. “Peço à criança que mordeu que ajude a massagear a outra, a pôr gelo no ferimento. O colega mordido vai se sentindo melhor até parar de chorar”, conta.
Compreender essas questões pode ajudar professores e pais. Mas, ainda assim, o desafio permanece. Se crianças com mais de 3 anos continuam a morder, cabe aos professores descobrir  juntamente com os pais por que elas recorrem a esse mecanismo típico de outra fase do desenvolvimento. Se grande parte de uma turma morde com muita frequência, os professores e os coordenadores precisam se questionar e rever o planejamento: será que as atividades estão interessantes? Não estarão faltando situações pedagógicas de desafio, brincadeiras, comunicação e expressão?

Texto extraído da Revista Nova Escola. Agosto/2007