Canal Pais

Textos Reflexivos

DE CASA PARA A ESCOLA: Descobrindo um novo mundo

O início da vida escolar

A decisão de matricular o filho na Educação Infantil é motivada por diferentes razões. Alguns precisam apenas de um lugar para deixá-lo, enquanto outros entendem que esse é o ambiente mais apropriado para os pequenos.
As dificuldades não são vivenciadas apenas pelas crianças. O início da vida escolar é delicado também para os pais. Afinal de contas, você vai deixar seu pequeno em um local estranho, com pessoas que você não conhece. Mas lembre-se que esse momento é tão importante para ele quanto para você.
Para compreender os sentimentos de uma criança, é fundamental pensar nos sentimentos que envolvem os pais. O sentimento de uma mãe, que leva seu filho na escola no primeiro dia de aula, é muito similar àquele vivido pela criança.
Não existe uma hora certa para você mandá-lo para a escola. Saiba também que não adianta tentar retardar esse processo; um dia você tem que deixá-lo ir. O medo e a insegurança estarão presentes em qualquer idade. Há uma grande ambivalência dos pais, que por um lado desejam cuidar e proteger os filhos, e por outro também querem descansar e retomar suas vidas. Esse sofrimento poderia ser menor se lembrassem que ser boa mãe ou bom pai não significa estar interagindo o dia inteiro com a criança. O que conta é a qualidade da relação quando estão por perto. Uma mãe que se dispõe a refletir sobre suas emoções, sem medo, poderá ensinar seu filho a fazer o mesmo e repartir seus anseios, o que acabaria por unir ao invés de separar.
E como essa separação não é fácil, com certeza pode acontecer de seu filho não querer ir para a escola. O importante nessa hora é ter calma e nunca omitir da criança para onde ela está indo; nada pior do que ter a sensação de que está sendo enganada. A criança deve confiar que você está fazendo o melhor para ela, que é uma questão de evolução natural e que, independente de qualquer coisa, você sempre estará para apoiá-la.
Você também não pode ter pressa em fazer com que seu filho se acostume com a escola. É preciso respeitar o tempo dele, pois, aos poucos, ele vai se acostumando com esse novo ambiente. A adaptação é um processo que envolve toda a família, e a entrada da criança nesta instituição é o momento mais crítico dessa fase, pois tudo é diferente, e o momento é de separação e medo – medo do desconhecido. Quanto mais tranquilos e seguros vocês estiverem, mais rápida será a adaptação do seu filho. Comemore esta etapa do crescimento de sua criança, transmitindo a ela segurança. Um aspecto que não deve ser esquecido é que, nessa fase de mudanças e separação, a criança precisa perceber que você estará perto para ajudá-la nesse momento de transição. Dê todo o apoio de que ela precisar até que esteja totalmente adaptada.
A entrada da criança na escola significa uma grande ampliação em sua esfera de relações. Ela se depara com novas experiências que lhe permitem desenvolver uma visão de si mesma. Novas pessoas – adultos e crianças – que não fazem parte de sua família, farão parte deste novo círculo de relações, e com elas será compartilhada parte considerável de sua vida, estabelecendo trocas importantes. Graças à educação em grupo, a criança desenvolve a receptividade e a sensibilidade ao mundo exterior; aprende a vencer a timidez e insegurança, a colaborar e trabalhar em equipe, aprende a trocar e emprestar brinquedos; a conviver com outras crianças, a se defender, se comunicar e se expressar melhor, ou seja, as experiências e conquistas vivenciadas na escola são fundamentais para o desenvolvimento de crianças autônomas, que respeitam os outros e que buscam ativamente estratégias para lidar com as situações do dia a dia.
Referências: · Blog da Família e das Mães. Disponível em: . · CARVALHO, Fabiana Pina de Sá (Psicóloga e Psicoterapeuta). O Início da Vida Escolar: A Importância do Autoconceito Positivo. Disponível em: . · HUNGRIA, Elaine (Pedagoga e Psicopedagoga Institucional). O Início da Vida Escolar. Disponível em: . · MARAGANON, Cristiane. Identidade e Autonomia: Adaptação bem-feita. Revista Nova Escola. Edição 207– Nov/2007. · PRYZANT, Evelyn. Um Toque Especial: Adaptação escolar. Disponível em: .

Mais Textos

Suposto desafio da `MOMO`
BULLYING? Dúvidas dos Pais
GENEROSIDADE: Como estimular esse comportamento nas crianças
Pais controladores e o impacto na vida dos filhos
Cozinhar para desfrutar
Brincadeiras enriquecem relacionamento entre pais e filhos
A transição do ambiente familiar para o início da vida escolar
Vaidade na infância pode ser prejudicial
Dicas para ajudar seu filho na entrada do 6º ano
Educando os filhos para a vida deles
Mãe má
Uso do WhatsApp por crianças impõe desafio aos pais
A tecnologia está afetando as relações familiares dentro da sua casa?
Ai, que vontade de morder
A difícil arte de compartilhar brinquedo
Palmada educa ou deseduca
O início da vida escolar