07 de agosto de 2018 – Alerta sobre suposto desafio “da MOMO” – Recomendações da Safernet Brasil e alerta para pais e educadores

Nos últimos dias, a Safernet Brasil vem acompanhando a preocupação de pais e educadores sobre mais um suposto desafio, desta vez chamado de “MOMO”. Esta é mais uma situação em aplicativos de mensagens que explora a curiosidade dos usuários para cometer golpes, roubo de dados ou ameaças mais graves como a extorsão a partir de suposto desafio.

Recomendamos que pais e educadores alertem crianças e adolescentes para bloquear o suposto usuário “MOMO”, não iniciar a conversa e não compartilhar informações com o perfil. Os profissionais da imprensa podem ajudar a lidar com o tema informando sobre os riscos sem disseminar os números. Como esta pode ser mais uma isca usada por criminosos para roubar dados e extorquir pessoas na internet, quanto menor a divulgação, menor a audiência.

Como ocorre?

Os usuários podem receber uma mensagem com pedido para iniciar uma conversa com um número desconhecido que envia convite com perguntas e desafios. Se os usuários caem na armadilha e aceitam o contato, seu número de celular, sua foto e demais informações disponíveis no perfil do aplicativo ficam acessíveis para o administrador do perfil “da MOMO”.
Em seguida, os golpistas podem buscar mais informações e ampliar as ameaças dizendo que sabem detalhes da vida da vítima, nomes de pessoas próximas e até senha de aplicativos (muitas vezes disponíveis na própria Internet em sites que agrupam vazamentos de senhas).

Riscos?

Ainda que alguns promovam ou participem do suposto desafio por brincadeira ou curiosidade, os riscos justificam um alerta para que todos evitem e bloqueiem sem iniciar o contato. Há situações em que os desafios remetem a provocação de autolesão e que podem colocar as pessoas em risco de vida.

Os riscos envolvem:
- dar acesso a informações pessoais (foto de perfil, status, número do celular etc.);
- receber conteúdos impróprios ou violentos para determinadas faixas etárias;
- instalação de programas maliciosos para roubo de dados ou infecção dos aparelhos;
- ameaças de agressões e exposições on-line e off-line;
- extorsão financeira e ameaças de morte;
- provocações para desafios que podem gerar dano ou estimular autolesão.

Alguns fazem por brincadeira e outros são criminosos profissionais que se aproveitam da “moda” para aplicar golpes. Quanto mais as pessoas respondem às perguntas, mais fornecem informações para os fraudadores. Os criminosos também arriscam aleatoriamente a partir de um número estrangeiro.

O que fazer?

Por isso, é fundamental orientar crianças e adolescentes a ter cuidado ao adicionar pessoas desconhecidas e orientá-las a bloquear contatos indesejados sem enviar nada.
Caso tenha participado e avalie que sofreu ameaça a sua integridade física, financeira ou emocional, a recomendação é buscar uma Delegacia de Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência. Para isso, é preciso que a vítima possa exportar a conversa para ela mesma. Reportar com os detalhes sobre os números de telefone envolvidos pode ajudar o trabalho de investigação e prevenir novos casos.

Caso tenha dúvidas sobre alguém que esteja sendo ameaçado, a Safernet oferece um serviço gratuito de escuta, acolhimento e orientação especializada destinado a crianças, adolescentes, pais e responsáveis que estejam vivenciando alguma situação de risco ou violência on-line. Basta acessar o canal pelo chat ou e-mail em: www.helpline.org.br.
Caso queira ajuda para proteger alguém com sofrimento emocional severo ou pensamentos suicidas, busque também apoio no www.cvv.org.br.

Recomendações?

Lembramos que proibir o acesso à Internet pelos filhos, confiscar celular e monitorar o uso de aplicativos através de programas “espiões” são medidas pouco educativas e fadadas ao fracasso. Elas não previnem os riscos e compromete o vínculo de confiança que deve existir entre pais e filhos. A tentativa de eliminar qualquer exposição a riscos em espaços públicos como a Internet é praticamente impossível, e os pais e a Escola precisam conversar de forma franca e aberta sobre como os adolescentes podem lidar e responder a esses riscos. É parte do desenvolvimento saudável – e preparação para a vida adulta – que o adolescente desenvolva habilidades para lidar com os riscos à sua volta, isso se chama resiliência, que só pode ser desenvolvida enfrentando riscos num ambiente onde ele possa pedir ajuda e com espaço para falar sem prejulgamentos e reprimendas.