Cirmen

CIRMEN

G1/2 G3 G4 G5 G6 G7 G8 G9 G10

O que é o CIRMEN?

O Circuito Mendel de Conhecimentos (CIRMEN) é um projeto interdisciplinar que representa uma forma diferenciada de educação e um efetivo compromisso com a produção e a construção do conhecimento. As ações acontecem ao longo do ano, visando a um aprofundamento no estudo de um objeto de conhecimento que amplie a participação social do aluno.

Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças pesquisam, investigam, vivenciam e realizam trocas significativas para sua aprendizagem. A partir daí, planejam e preparam a apresentação de um produto final para a comunidade escolar, quando ampliam seus horizontes, expondo suas produções através das diversas linguagens.

CIRMEN 2013

O projeto CIRMEN 2013 trouxe o tema “BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO!”- Por ser um país de dimensões continentais, o Brasil possui grande diversidade cultural, étnica e social. A construção de identidade deste povo até hoje é marcada pela sua história de colonização e movimentos de resistência na direção da emancipação e independência política e financeira.

Numa viagem pelo Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, encontramos diferentes paisagens, alimentações, danças, músicas, etc. Além da cultura, há aspectos políticos e governamentais apresentando muitos problemas no Brasil.

A conjuntura política que estamos vivenciando atualmente é de fundamental importância para a construção das próximas páginas desta história. Páginas estas que, em breve, serão escritas pelas crianças e jovens que hoje são nossos alunos, cheios de questionamentos e desejo de aprender.

Portanto, será através de um mergulho em nossa cultura, nas cinco regiões brasileiras, que construiremos o CIRMEN (Circuito Mendel de Conhecimentos) 2013. Com mediação dos professores, as crianças apresentarão a riqueza e as peculiaridades do nosso Brasil.

Durante o desenvolvimento do CIRMEN, as crianças pesquisaram, investigando e vivenciando situações significativas para sua aprendizagem. A partir daí, prepararam a apresentação de um produto final, para a comunidade escolar, ampliando seus horizontes, expondo, através de diversas linguagens, suas produções.

Agradecemos a todos os colaboradores que contribuíram para que este processo culminasse numa linda manhã de disseminação de conhecimentos.

DURAÇÃO APROXIMADA: Julho a Setembro
COORDENAÇÃO: Mariucha Assis, Vanusa Urpia e Liane Medrado
DIREÇÃO: Liane Medrado
DATA DE APRESENTAÇÃO: 21/09/13
TEMA: Brasil, meu Brasil brasileiro
ANO: 2013

Confira as fotos do CIRMEN 2012.