O Coordenador Pedagógico é aquele que acompanha, controla, avalia, direciona as atividades do colégio, evitando “desvios” na direção do seu sucesso.
As “habilidades” do Coodenador se definem como: de um sujeito que será capaz de pensar e agir, com inteligência, equilíbrio, liderança, autoridade, “dominando” conhecimentos técnicos e de relações pessoais e inter-pessoais.
Coordenação Pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo olhar sobre o pedagógico oferece condições, situando-a no âmbito da escola, do currículo, do processo de ensino-aprendizagem. A Coordenação implica criar e estimular oportunidade de organização comum e de integração do trabalho em todas as suas etapas.
“Co-ordenar” é organizar em comum, é prever e prover momentos de integração do trabalho entre as diversas disciplinas numa mesma série, e na mesma disciplina em todas as séries, aplicando-se a diferentes atividades, a exemplo da avaliação e elaboração de programas, de planos de curso, da seleção de livros didáticos, da identificação de problemas que se manifestam no cotidiano do trabalho, solicitando estudo e definição de critérios que fundamentem soluções.