ESPORTES AQUÁTICOS - HORÁRIOS E VALORES

Os Esportes

O basquetebol

Departamento de Educação Física e Esportes Notícias Esportivas Torneios Olimpíadas Internas Títulos Conquistados
Gregor Mendel

O basquetebol

O basquetebol é um desporto coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. O nome basquetebol é originado da palavra inglesa basketball, que significa bola no cesto. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, em que cada uma tem o objetivo de marcar pontos na cesta de seus adversários e impedir a outra equipe de ganhar o controle da bola ou marcar pontos.

Um dos esportes mais populares do mundo, o basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim. Chegou ao Brasil em 1906, quando o professor Oscar Thompson o instituiu na Escola Normal de São Paulo.

Estrutura campeã graças à sua infra-estrutura, o Gregor Mendel tem proporcionado aos seus estudantes o contato com diferentes atividades e modalidades esportivas. A área esportiva do Colégio é composta por uma piscina aquecida, coberta e ozonizada, quadras poliesportivas cobertas e salas de boxe e artes marciais (Jiu-Jitsu, Judô e Karatê).

O basquete é um esporte acessível, que melhora o rendimento físico, proporciona a perda de gordura e o ganho de massa muscular. Pode ser praticado ao ar livre, em praças, parques e escolas. O gasto calórico durante uma hora de jogo é de 500 a 800 Kcal. Psicologicamente, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a autoestima e a competitividade saudável.