ESPORTES AQUÁTICOS - HORÁRIOS E VALORES

Os Esportes

O basquetebol

Departamento de Educação Física e Esportes Notícias Esportivas Torneios Olimpíadas Internas Títulos Conquistados
Gregor Mendel

Os Esportes

BASQUETEBOL

O basquetebol é um desporto coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. O nome basquetebol é originado da palavra inglesa basketball, que significa bola no cesto. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, em que cada uma tem o objetivo de marcar pontos na cesta de seus adversários e impedir a outra equipe de ganhar o controle da bola ou marcar pontos.

Um dos esportes mais populares do mundo, o basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim. Chegou ao Brasil em 1906, quando o professor Oscar Thompson o instituiu na Escola Normal de São Paulo.

Estrutura campeã graças à sua infra-estrutura, o Gregor Mendel tem proporcionado aos seus estudantes o contato com diferentes atividades e modalidades esportivas. A área esportiva do Colégio é composta por uma piscina aquecida, coberta e ozonizada, quadras poliesportivas cobertas e salas de boxe e artes marciais (Jiu-Jitsu, Judô e Karatê).

O basquete é um esporte acessível, que melhora o rendimento físico, proporciona a perda de gordura e o ganho de massa muscular. Pode ser praticado ao ar livre, em praças, parques e escolas. O gasto calórico durante uma hora de jogo é de 500 a 800 Kcal. Psicologicamente, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a autoestima e a competitividade saudável.

FUTSAL

Nos dias atuais, o futsal é o esporte mais praticado nas escolas por ter as características do futebol de campo, e podendo ser praticado por alunos de qualquer idade. A prática do futsal no Brasil teve início no final da década de 30. O futsal busca desenvolver, através de uma formação adequada, as capacidades técnicas e táticas, através das quais o aluno desenvolve suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. A aprendizagem psicomotora é à base do processo da formação. Através de movimentos básicos, como correr, saltar e rola, o jovem desenvolve-se de modo a aprender os gestos técnicos. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico individual do futsal.

HANDEBOL

O handebol é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. É jogado por 7 jogadores, sendo um deles o goleiro. O objetivo do jogo é marcar gols e não deixar a equipe adversária marcar gols. Atualmente, o handebol do Brasil está em ascensão, mesmo nunca tendo conseguido uma medalha olímpica; o esporte já é largamente praticado nas escolas, já que acontece um aproveitamento em larga escala das quadras de futebol de salão para o handebol.

JUDÔ

Os combates corporais têm origem incerta. Sabe-se que vieram como método de defesa para combates armados e, posteriormente, ganhou advento técnico, mental e espiritual, não dependendo apenas da força física. O início desses combates de defesa ficou conhecido com ju-jitsu, que basicamente priorizava o desarmamento. Jigoro Kano, criador do judô, praticava o ju-jitsu, porém ele preocupou-se em aprender as técnicas de atemi- waza (técnicas de desarmamento, e percussão, defesa) e nague–waza (arremesso). O aprimoramento dessas técnicas fez com que houvesse a necessidade de se criar uma arte-marcial que, em sua conjuntura, preconizasse o mínimo de força e o máximo de técnica. Nascia, assim, o judô.

A palavra judô significa caminho da suavidade, que tem como objetivo o uso da mente e do espírito para a autodefesa, zelando também pela integridade do adversário. No Brasil, o judô veio instalar-se com os mestres Konde- Koma e Sanshiro Satake. Em Porto Alegre, fizeram a primeira aparição e, em seguida, deram início a uma grande jornada de divulgação do judô no Brasil. Nas escolas, percebe-se que é um dos esportes mais solicitados pelos pais, devido a sua disciplina e filosofia. A prática do judô na escola envolve conhecimentos abrangentes, desde o específico, sobre a arte marcial, ao entendimento da estrutura física e mental da criança.

O judô é uma atividade que prioriza o auto-conhecimento corporal, o condicionamento das valências físicas (flexibilidade, potência, força etc...), assim como o desenvolvimento motor no que diz respeito ao equilíbrio, conhecimento de espaço (lateralidade), bem como propicia a prática do convívio social entre os seres, mostrando a importância do respeito moral e da boa convivência em grupo.

VOLEIBOL

O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895, por William George Morgan, nos EUA. O objetivo dele, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM), era o de criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. O esporte teve grande aceitação ente os rapazes. Em 1947, foi fundada a FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol da modalidade, apenas para homens. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964, o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.

O vôlei brasileiro é o segundo esporte na preferência nacional, sendo também uma referência mundial e, dentro das quadras, o Brasil é sempre o time a ser batido pelos adversários. No âmbito escolar, o voleibol é um esporte que proporciona diversas vivências motoras fundamentais ao desenvolvimento do repertório motor do praticante, além de trabalhar as valências físicas, como resistência, força, velocidade e flexibilidade.