Nossa escola

Nosso Patrono

Gregor Mendel - Pai da Genética

Monge agostiniano, botânico, meteorologista e cientista, Gregor Johann Mendel, o Pai da Genética, nasceu em 20 de junho de 1822, em Heizendorf, na Silésia, região que pertence à Áustria, e morreu em Brno, em 6 de janeiro de 1884.

Gregor Mendel veio de uma família de camponeses humildes. Desde a infância, revelou-se muito inteligente; em casa, costumava observar e estudar as plantas. Aluno brilhante, foi encorajado pela família a seguir os estudos superiores.

Em 1843, aos 21 anos, ingressou no Mosteiro da Ordem de Santo Agostinho e ali teve a seu cargo a supervisão dos jardins. Durante dois anos, estudou, ainda, no Instituto de Filosofia de Olmütz (República tcheca) e na Universidade de Viena, na Áustria. Foi professor de Ciências Naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de diversas espécies de plantas e animais, como o feijão, a chicória, plantas frutíferas, abelhas, camundongos e, principalmente, ervilhas, cultivadas na horta do mosteiro onde vivia.

Os estudos que desenvolveu sobre a variação do aspecto das plantas e suas características foram inspirados por seus professores e colegas. Através desses estudos, Mendel concluiu que algumas características das flores, tais como a cor, deve-se à existência de um par de unidades elementares da hereditariedade, hoje conhecido como genes. Mas Mendel não se interessou apenas pelas plantas. Ele também foi meteorologista e estudou a teoria da evolução, além de ter sido fundador e diretor de diversas instituições.

Em 1865, Mendel formula e apresenta as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. Gregor Mendel foi um homem à frente do seu tempo, mas ignorado durante toda a sua vida.