Diferencial Pedagógico

Gregor Mendel

O Colégio Gregor Mendel está pautado em princípios humanistas que asseguram o verdadeiro sentido da educação: A promoção do ser humano. Nesta concepção integradora de educação, busca-se conjugar experiência de aprendizagem com o desenvolvimento da sensibilidade social, indispensáveis à formação de pessoas reflexivas, responsáveis, autônomas, competentes, criativas, solidarias e capazes de estarem no mundo de forma consciente, compreendendo-o e transformando-o. Nosso Projeto Pedagógico fundamenta-se numa perspectiva teórica *sociointeacionista, que coloca a relação professor-estudante como foco central de uma ambientação pedagógica propicia à busca do conhecimento “com satisfação e para satisfação”.

Neste processo, o saber é constituído através do diálogo, da pesquisa, da argumentação, do raciocínio lógico, do sentimento, da troca de experiências, levando o estudante ao aprimoramento das habilidades e competências e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos. O conteúdo curricular, portanto, não se limita só ao aspecto conceitual, mas aos procedimentos, atitudes e valores em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB/96).

Neste cenário de transformações, os processos educativos passaram a pautar as ações no desenvolvimento de competências e habilidades básicas ao ser humano. Esta abordagem não está pautada apenas no tradicional “saber” ou “saber fazer” (práticas do trabalho), mas também no “saber ser” (atitudes) e saberes (conhecimentos), mobilizando as dimensões cognitiva, afetiva e psicomotora. Os conceitos de “aprender a aprender” e “aprender a pensar” se tornam centrais nos processos de qualificação pessoal e profissional, que passam a ser entendidos como processos educativos contínuos e permanentes, voltados para o desenvolvimento da autonomia intelectual.

O Colégio Gregor Mendel, em sintonia com as concepções e princípios acima descritos, propõe um Projeto Pedagógico que garanta a consecução da sua missão educativa, buscando sempre a excelência como padrão de desempenho pedagógico e institucional. Diante destas considerações, o nosso Colégio propõe-se a desenvolver sua Proposta Pedagógica priorizando os seguintes aspectos metodológicos:

▲Estímulos a uma metodologia construída com o estudante, tornando-o participante do processo e sujeito de sua aprendizagem;
▲Desenvolvimento de habilidades e competências, formando o estudante para uma leitura competente do mundo;
▲Abordagem de conteúdos de forma contextualizada, para que a aprendizagem seja significativa;
▲Vinculação de temas transversais (cidadania, ética, meio ambiente, pluralidade cultural, consumismo, sexualidade, saúde, etc.) ao cotidiano da sala de aula;
▲Superação da abordagem fragmentária das ciências através da prática interdisciplinar que torna o conhecimento mais funcional nas relações do sujeito com a vida;
▲Elaboração de projetos que proponham atividades investigativas, desenvolvendo no educando a postura científica;
▲Desenvolvimento de um conceito de avaliação abrangente e capaz de tornar o estudante mais comprometido com sua aprendizagem e seu crescimento pessoal;
▲Estímulo à formação do educando não só como “ser cognitivo”, mas, também, como ser emocional, moral e social;
▲Organização de eventos artísticos e esportivos que permitam ao estudante variadas formas de expressão e enriquecimento de atitudes e valores;
▲Participação da família no acompanhamento do processo de aprendizagem de seus filhos e parceira do Colégio.

Os currículos, como expressão concreta de nosso projeto pedagógico e por consequência os objetivos definidos pelo Estado e sociedade para a educação formal básica, têm de levar em conta todas essas condições e demandas do macro-sistema social e definir modelos de organização do conhecimento escolar de forma que o sistema educacional possa efetivamente ir ao encontro dessas demandas, superando as condições adversas e possibilitando a realização das três grandes finalidades do processo educativo: o desenvolvimento individual, a preparação para o exercício da cidadania plena e a qualificação para o trabalho.

Os Educadores, parceiros na tarefa de promover aprendizagem, são aqueles que repensam os rumos da educação, das instituições de todos os níveis e modalidades de educação, que têm a “difícil” tarefa de tomar decisões que influirão significativamente na vida dos indivíduos e nos destinos da sociedade a partir, sobretudo, do desenvolvimento científico e tecnológico.

Tomamos as recomendações de *Edgar Morin, teórico da educação, para expressar o insubstituível papel da educação no sentido de:

1. Erradicar as muitas cegueiras do conhecimento que conduzem ao erro e à ilusão;
2. Reconhecer as identidades concêntricas e plurais de cada homem, de ser parte de uma etnia, de uma pátria, de uma civilização e, sobretudo, de fazer parte da espécie humana, condição que lhe confere uma cidadania planetária;
3. Desenvolver a aptidão natural ao espírito humano para situar todos os conhecimentos adquiridos, num contexto e num conjunto, ao aprender modos de estabelecer as relações mútuas entre as partes e o todo num mundo complexo;
4. Enfrentar as incertezas que caracterizam o mundo em que vivemos e reconhecer o caráter inesperado e desconhecido da aventura humana;
5. Ensinar uma ética que leve em conta a condição do indivíduo, sociedade e espécie e as implicações desse caráter ternário da condição humana.

Essas reflexões não se constituem num credo, mas num desafio a todos os nossos educadores empenhados em repensar os rumos da educação atual e fazer cumprir o compromisso real da educação: produzir conhecimento significativo capaz de transformar o indivíduo, sua comunidade e o mundo atual.

Acreditamos que a verdadeira filosofia da educação é “reaprender a ver o mundo” (Merleau- Point)

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