Diferencial Pedagógico
Grupo de Teatro
Uma forma de mostrar seu talento
O Grupo de Teatro Gregor Mendel, dirigido por profissionais de artes cênicas, é destinado a alunos e ex-alunos que buscam, na arte, uma forma de desenvolver suas habilidades e mostrar seu talento.
O Grupo funciona nas dependências do Colégio, no turno vespertino, em salas ambientadas para esse fim e no próprio Teatro Gregor Mendel.
O trabalho desenvolve-se durante todo o ano letivo, com freqüência obrigatória, em horário semanal regular. As aulas são estruturadas em três níveis:
- Infanto-juvenil – alunos da 5a e 6a série do ensino fundamental – professora Noeli.
- Juvenil – alunos da 7a e 8a série do ensino fundamental – professora Cristiane.
- Sênior – alunos da 1a à 3a série do ensino médio – professora Ângela.
O objetivo do Colégio é utilizar as artes cênicas, em especial o teatro, para desenvolver as potencialidades do aluno, conscientizando-o para a importância do trabalho cênico em equipe, utilizando para isso:
- Pesquisa, criação, análise e adaptação de textos dramáticos, tendo em vista a montagem de peças, performances e espetáculos;
- Improvisação, atuação, interpretação de personagens, tipos, coisas e situações;
- Atuação e domínio da convenção palco/platéia, compreendendo essa relação;
- Criação de possibilidades expressivas corporais, faciais, do movimento, da voz e do gesto;
- Montagem de peças teatrais que representam, através da linguagem teatral, a leitura da época atual ou contemporânea.
A cada ano, novos alunos passam a integrar o Grupo de Teatro. Os novos alunos, bem como aqueles que interromperam o processo, podem ser integrados ou reintegrados no ano seguinte, após critério de seleção, através de:
- Divulgação da inscrição;
- Publicação da data da sondagem (teste) e entrevista com o candidato;
- Conhecimento do texto a ser apresentado sob forma de monólogo, constando de exercícios técnicos que envolvam voz e corpo;
- Apresentação cênica do aluno aos profissionais de teatro, demonstrando suas aptidões;
- Seleção final e divulgação dos resultados.