Diferencial Pedagógico

Grupo de Teatro

Uma forma de mostrar seu talento

O Grupo de Teatro Gregor Mendel, dirigido por profissionais de artes cênicas, é destinado a alunos e ex-alunos que buscam, na arte, uma forma de desenvolver suas habilidades e mostrar seu talento.

O Grupo funciona nas dependências do Colégio, no turno vespertino, em salas ambientadas para esse fim e no próprio Teatro Gregor Mendel.

O trabalho desenvolve-se durante todo o ano letivo, com freqüência obrigatória, em horário semanal regular. As aulas são estruturadas em três níveis:

• Infanto-juvenil – alunos da 5a e 6a série do ensino fundamental – professora Noeli.
  • Juvenil – alunos da 7a e 8a série do ensino fundamental – professora Cristiane.
  • Sênior – alunos da 1a à 3a série do ensino médio – professora Ângela.

O objetivo do Colégio é utilizar as artes cênicas, em especial o teatro, para desenvolver as potencialidades do aluno, conscientizando-o para a importância do trabalho cênico em equipe, utilizando para isso:

• Pesquisa, criação, análise e adaptação de textos dramáticos, tendo em vista a montagem de peças, performances e espetáculos;
  • Improvisação, atuação, interpretação de personagens, tipos, coisas e situações;
  • Atuação e domínio da convenção palco/platéia, compreendendo essa relação;
  • Criação de possibilidades expressivas corporais, faciais, do movimento, da voz e do gesto;
  • Montagem de peças teatrais que representam, através da linguagem teatral, a leitura da época atual ou contemporânea.

A cada ano, novos alunos passam a integrar o Grupo de Teatro. Os novos alunos, bem como aqueles que interromperam o processo, podem ser integrados ou reintegrados no ano seguinte, após critério de seleção, através de:

• Divulgação da inscrição;
  • Publicação da data da sondagem (teste) e entrevista com o candidato;
  • Conhecimento do texto a ser apresentado sob forma de monólogo, constando de exercícios técnicos que envolvam voz e corpo;
  • Apresentação cênica do aluno aos profissionais de teatro, demonstrando suas aptidões;
  • Seleção final e divulgação dos resultados.
teatro

Colégio Gregor Mendel © Todos os direitos reservados