Olimpíada Interna Gregor Mendel
ABERTURA: 9 de maio de 2015
JOGOS: 13, 14 e 15 de maio de 2015
A XV O.I.G.M. tem como objetivo difundir e incentivar a prática dos desportos nela contidos, fomentar o espírito de equipe, companheirismo e sociabilização dos alunos do Colégio Gregor Mendel.
A XV O.I.G.M será realizada pelo DEFE, tendo o aval da Diretoria Administrativa e Pedagógica do Colégio Gregor Mendel.
& 1º - A XV O.I.G.M. será composta das seguintes atividades:
Aquathlon
Baleado
Basquete
Futsal
Handebol
Judô
Karatê
Natação
Tênis de mesa
Totó
Vôlei
Desfile
Slogan
Torcida
Arrecadação de donativos
& 2º - O Desfile de Abertura acontecerá nas quadras poliesportivas do Colégio, no dia 09/05/2015, às 7h30min(concentração) e às 08h(abertura). Os esportes coletivos e os individuais acontecerão entre os dias 09, 13, 14 e 15/05/2015.
& 3º - O Aquathlon, o Totó individual e em dupla, e esportes coletivos acontecerão logo após o Desfile de Abertura.
& 4º - Todas as despesas geradas por cada grupamento serão de inteira responsabilidade do próprio grupamento (uniformes, enfeites, bandeiras...).
& 5º - Os atletas, obrigatoriamente, deverão competir uniformizados, com as cores do seu grupamento, em que 70% do padrão deverão ter a cor de acordo com a tabela abaixo:
& 6º - Todos os recursos humanos e de equipamentos utilizados para gerir os jogos e competições, de forma geral, serão do encargo do DEFE.
& 7º - As súmulas dos jogos serão elaboradas pelos sub-setores competentes do DEFE.
& 8º - A premiação e encerramento da XV O.I.G.M. acontecerão logo após as finais de cada esporte.
& 9º - Tema da XV O.I.G.M - Terra: Planeta Água.
& 1º - Os grupamentos são formados pelo conjunto de alunos de cada série, e as equipes, seleções escaladas entre eles.
& 2º - Os líderes:
Comissão Disciplinar - atuará no julgamento das medidas disciplinares necessárias.
Comissão Organizadora – atuará na organização, estruturação e análise das produções dos grupamentos.
Comissão de Justiça – atuará no julgamento de recursos envolvendo equipes e quaisquer dúvidas relativas aos jogos.
& 1º - Todos os grupamentos deverão entregar as pastas completas, com suas respectivas inscrições de atletas, até o dia 04/05/2015 (segunda-feira), às 18 horas. As inscrições deverão ser digitadas em CD específico, entregue pelo DEFE aos líderes de cada grupamento, com o nome e sobrenome, série, turma.
& 2º - Cada atleta poderá participar de, no máximo, três esportes coletivos e dois individuais. Caso ocorra inscrição indevida, o atleta será excluído da(s) última(s) modalidade(s) inscrita(s) no CD.
& 3º - O atleta cuja inscrição e/ou participação tiver sido feita de forma irregular será desclassificado do jogo, e a equipe terá seus pontos desconsiderados.
& 4º - Cada grupamento poderá inscrever apenas uma equipe por sexo, em cada desporto coletivo; nos esportes individuais, o limite estará contido no regulamento específico de cada um deles.
& 5º - Inscrições feitas incompletas ou erradas serão de inteira responsabilidade do grupamento, que arcará com as penalidades previstas.
& 6º -O aluno que estiver impossibilitado de fazer atividade física (atestado médico) não poderá participar de nenhum esporte da XV O.I.G.M. (exceto totó). Caso ocorra a participação, o atleta e/ou sua equipe serão desclassificados passando os pontos para equipe adversária.
& 1º - A pontuação geral das atividades oferecidas será feita com masculino e feminino separados, seguindo a ordem abaixo:
& 2º - A pontuação interna de cada desporto (cada jogo) será regida pelo regulamento específico do próprio.
& 3º - Os esportes terão peso 06 e as atividades culturais e sociais peso 04, para cômputo geral da pontuação.
& 1º - O Congresso Técnico da XV O.I.G.M. acontecerá dia 07/05/2015 (quinta-feira), às 10h, no DEFE do Colégio Gregor Mendel, onde será tratado o regulamento e programa de jogos da Olimpíada e serão levantadas sugestões para XV O.I.G.M.
& 1º - Qualquer modificação a ser feita neste regulamento deverá ser comunicada aos grupamentos, com antecedência de 08 dias do início da XV O.I.G.M.
& 2º - Após findadas as finais de cada desporto, serão homologados e divulgados os resultados no site do Colégio.
& 1º - Serão premiados com medalhas de vermeil e prata, os campeões e vice campeões de cada modalidade, respectivamente, e com troféus, a série campeã masculina, campeã feminina e campeã geral da XV O.I.G.M.
ATIVIDADE SOCIAL
ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS
Art.1o - A arrecadação de donativos é uma atividade de cunho social; serão arrecadados alimentos para serem encaminhadas ás entidades filantrópicas, após a XV O.I.G.M.
Art.2o - Todas as equipes deverão entregar um mínimo de 200 quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal).
Art.3o - A cada 50 quilos que ultrapassem o mínimo estipulado, a equipe terá bonificação de 03 (três) pontos, sem limites de bonificações extras.
Art.4o - Pontuação simples (sem bonificação).
1o colocado – 10 pontos
2o colocado – 07 pontos
3o colocado – 05 pontos
Art.5° Os donativos deverão ser entregues a partir do dia 28/04/15 até 07/05/15
ATIVIDADES CULTURAIS
DESFILE DE ABERTURA
Art.1º - A ordem de entrada dos grupamentos no desfile será feita de forma crescente entre as categorias e séries.
Art.2º - O tema do desfile será determinado e publicado pelo Departamento de Esporte e serão observados os seguintes itens.
Art.3º - O limite mínimo por grupamento é de 20 alunos e o máximo, de 40 alunos.
Art.4º - Cada grupamento será avaliado desde o momento de sua entrada na quadra até a sua saída.
Art.5º - Acessórios extras, animados ou inanimados, (veículos, animais, etc...) deverão ser avaliados pela Comissão Organizadora da XV O.I.G.M.
Art.6º - A pontuação será dada conforme o regulamento geral da XV O.I.G.M.
Art.7º - Cada Equipe só terá 15min. Para a apresentação, caso seja extrapolada a equipe estará desclassificada (Não haverá nenhuma tolerância).
SLOGAN
O slogan deverá ser produzido em uma só frase, contendo no máximo 02 linhas, sintetizando o espírito da XV O.I.G.M. e dentro do tema apresentado.
Cada grupamento poderá entregar 02 slogans digitados ou datilografados até o dia 27/04/2015.
Os critérios de avaliação serão:
Será dado o resultado dessa atividade somando os pontos obtidos com a classificação dos dois slogans do grupamento, seguindo os dados abaixo:
TORCIDA
Art.1º - Só serão avaliados, para a torcida, os alunos que estiverem uniformizados com as cores do respectivo grupamento.
Art.2º - Nos critérios de avaliação serão observados os seguintes itens:
Art.3º - Cada grupamento será avaliado desde o momento de sua entrada na quadra e até a sua saída.
Art.4º - Acessórios extras, animados ou inanimados, deverão ser avaliados pela Comissão Organizadora da XV O.I.G.M.
Art.5º - A pontuação será dada conforme o regulamento geral da XV O.I.G.M.
Art.6º - A torcida será julgada por todo o corpo docente do DEFE.
ATIVIDADES ESPORTIVAS
AQUATHLON
Art.1º - A competição será regida pelas regras da Federação Internacional de Triathlon.
Art.2º - Categoria A - Cada grupamento poderá ter no máximo DUAS equipes de cada sexo, composta de 02 atletas (1 para a natação e outro para a corrida); Categoria B - UM só atleta fará a natação e a corrida.
Art.3º - A prova será composta de 02 partes interligadas, 300 metros de natação em piscina, e 1000 metros de corrida no asfalto em frente ao Colégio.
Art.4º - Na zona de transição só poderão ficar exclusivamente os atletas que farão a corrida.
Art.5º - O atleta deverá sair da zona de transição com a camiseta vestida. Caso isso não ocorra, ele estará automaticamente desclassificado.
PONTUAÇÃO
1º Colocado – 9 pontos
2º Colocado – 7 pontos
3º Colocado – 5 pontos
4º Colocado – 4 pontos
5º Colocado – 3 pontos
6º Colocado – 2 pontos
Art.6º - O atleta que receber qualquer ajuda durante o percurso que não seja da organização da prova, estará automaticamente desclassificado.
BALEADO
Art. 1o - A competição será regida pelas regras contidas neste regulamento.
Art. 2o - Cada série poderá inscrever 10 (dez) atletas, sendo que um (01) será o reserva.
Art. 3o - A partida será finalizada quando uma das equipes conseguirem balear todos os atletas da equipe adversária ou após 20 minutos de jogo corrido. Neste caso, a equipe vencedora será aquela que tiver o maior número de atletas na linha. Havendo empate, as duas equipes entrarão em quadra para “morte súbita”.
Art. 4º - A substituição de jogadores será ilimitada e o jogo não será parado para que a mesma ocorra, porém o jogador substituto só poderá entrar em quadra após a saída por completo do jogador que será substituído. Se houver erro durante a substituição, a equipe será punida primeiramente com cartão amarelo, seguido de vermelho. Neste caso, uma “vida” será tirada da equipe, que passará a ter um jogador a menos na linha.
Art. 5o - Os atletas da zona de reserva só poderão balear após a primeira troca entre o jogador de linha e aquele que iniciou o jogo na zona de reserva.
Art. 6º– Todo atleta que for para zona de reserva terá que jogar a sua primeira bola obrigatoriamente alta (o atleta não poderá jogar a primeira bola intencionalmente no seu adversário).
Art. 7º– O jogo poderá ser iniciado com menos de 10 atletas (por equipe) em quadra, porém a equipe que possuir um número de jogadores menor que o permitido, terá que jogar toda a partida com o mesmo número de atletas que começou o jogo.
Obs. Não haverá “vidas”.
Art. 8º- Durante a partida, não será considerado como baleado:
Obs. O jogador que colocar a cabeça intencionalmente na bola será considerado baleado.
Art. 9º- Será permitido aos atletas fazer meia-lua, e será permitido o rolete.
Art. 10º - Quando a bola sair da quadra de jogo pela lateral, a posse de bola será da equipe contrária a que arremessou para fora, e quando sair pela linha de fundo será da respectiva reserva.
Art. 11º - Não é permitida a troca entre jogadores da linha e da reserva, exceto em caso de acidente.
Art. 12º - Caso a bola atinja mais de um jogador, só será considerado baleado aquele que foi atingido primeiro.
Art. 13º - Critério de desempate:
Art. 14º - Pontuação:
Este regulamento congrega as disposições que regerão a competição de Basquetebol da XV O.I.G.M. dando enfoque aos aspectos psicomotor, cognitivo, social, afetivo, privilegiando os aspectos técnicos e táticos da modalidade.
A competição de Basquetebol da XV O.I.G.M. tem por objetivo fomentar a prática esportiva, oportunizar a participação de atividade de integração social e estreitar os laços de afeto e apreço dos participantes, através do esporte.
Poderão participar da competição de Basquetebol da XV O.I.G.M apenas os alunos do Colégio Gregor Mendel, sendo que cada equipe poderá possuir um número máximo de 10 atletas.
Toda competição será regida pelas regras da CBB (Confederação Brasileira de Basquetebol), executando-se os ajustes, adequações e condições descritas neste Regulamento. Cabe aos participantes a obrigação de conhecê-las e cumpri-las.
Os jogos serão realizados em 2 tempos de 10 min. cada.
As categorias serão divididas em – A: 6º, 7º e 8º / B: 9º, 1º e 2º ano.
DA PONTUAÇÃO
Ø Vitória – 03 pontos
Ø Derrota – 01 ponto
Ø W x O – 00
DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
1º Maior número de vitórias
2º Confronto direto
3º Average (Razão entre o nº de pontos marcados com o nº de pontos sofridos)
FUTSAL
Art. 1o - A competição de Futsal, da XV O.I.G.M, tem por objetivo principal o congraçamento dos alunos, a formação do caráter, do espírito de equipe e do respeito às normas, sendo sua divulgação e propagação fatores decisivos no permanente desenvolvimento do aluno, e será disputado de acordo com o Regulamento, Leis e Regras da FIFA, CBFS, Códigos, Normas e Resoluções do DEFE.
Art. 2o - O DEFE poderá recusar a inscrição de aluno responsável por atitudes e ocorrências danosas, lesivas ou prejudiciais aos interesses do campeonato de Futsal e da XV O.I.G.M. Só será permitida a inscrição de 10 atletas por equipe, sendo 5 titulares e 5 jogadores no banco de reservas.
Art. 3o - Os alunos inscritos no campeonato estarão obrigados a participar dos jogos nos locais, datas e horários designados nas tabelas divulgadas.
Art. 4o - Em caso de rodada simples ou com mais de um jogo, no mesmo local, a tolerância será de 15 (quinze) minutos, no máximo, apenas para o primeiro jogo, a contar do horário fixado na tabela para início do mesmo.
Art. 5º - Somente poderão fazer parte do banco de reservas até 05 (cinco) atletas substitutos, devidamente uniformizados e identificados.
Art. 6º - Nenhuma partida poderá ser iniciada com menos de 05 (cinco) atletas, em quaisquer das equipes disputantes.
DA INSCRIÇÃO
Art. 7º - Serão aceitas, para a disputa da competição, as inscrições de todos os atletas, num total de 10 (dez), que preencham as condições estabelecidas neste Regulamento e legalmente vinculadas ao Gregor Mendel.
Art. 8º - Atletas que estejam cumprindo penalidades aplicadas pelo DEFE não poderão participar da competição, até que cumpram tal punição.
Art. 9º - As equipes serão divididas em 02 (duas) categorias. Cat. A – 6º, 7º e 8°/ Cat. B – 9º, 1º e 2º.
Art. 10º - A competição de Futsal de 2012 será disputada em um triangular, consagrando-se campeã a equipe que obtiver maior número de pontos.
Art. 11º - As equipes jogarão entre si, com duração de 24 minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 12 minutos corridos, sem intervalo.
Art. 12º - Na competição de Futsal a pontuação será a seguinte:
a) vitória - 03 (três) pontos ;
b) empate - 02 (dois) pontos ;
c) derrota - 01 (um) ponto.
d) W x O - 00 (zero).
Parágrafo Único – Em jogos decisivos, na hipótese de uma equipe vencer por W x O (decretado 5 minutos após o início da partida), além dos 03 (três) pontos ganhos terá a seu favor o saldo em gols necessários para passar a sagrar-se campeão ou melhorar sua classificação.
Art. 13º - Os critérios de desempate a serem aplicados sucessivamente serão os seguintes:
DO ADIAMENTO E DA SUSPENSÃO DE PARTIDA
Art. 14º - O DEFE regulamentará interrupções a serem adotadas nos jogos, quando houver necessidade, respeitando as regras desse desporto.
Art. 15º - O árbitro do jogo é a única autoridade competente para decidir, na quadra, por motivo relevante ou de força maior, o adiamento, a interrupção ou a suspensão da partida.
DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES
Art. 16º - A aplicação de cartões disciplinares, estabelecidos nas Regras Oficiais de Futebol de Salão, nas cores amarela (advertência) e vermelha (expulsão), constitui medida punitiva, que tem por objetivo refrear violências individuais e coletivas. O cartão vermelho suspende o atleta do próximo jogo.
PARAGRÁFO ÚNICO
A competição do Handebol tem por objetivo trabalhar a psicomotricidade, sociabilização, formação de caráter e espírito competitivo.
A competição será disputada de acordo com o regulamento, leis e regras da CBHb, normas e resoluções do DEFE.
DOS PARTICIPANTES
Art. 1o – O DEFE poderá recusar a inscrição de aluno responsável por atitudes e ocorrências danosas, lesivas ou prejudiciais aos interesses do campeonato de Handebol e da XV O.I.G.M. Só será permitida a inscrição de 10 (dez) atletas.
Art. 2o - A classificação das equipes será por pontos ganhos, adotando-se o seguinte critério:
Art. 3o - A competição será disputada em duas categorias distintas, “A” e “B”, com rodízio simples. As equipes enfrentam-se, e a que obtiver o maior número de pontos será declarada campeã.
Art. 4o - Ocorrendo empate entre 02, 03 ou mais equipes, em uma das fases de classificação dos jogos, serão adotadas os seguintes critérios:
Art. 5o - Ocorrendo empate em jogo que necessite apontar um vencedor, serão adotados os seguintes critérios:
Art. 6 - Somente poderão permanecer no banco de reservas os atletas que estejam inscritos, devidamente uniformizados e relacionados na súmula.
Art. 7o - O atleta que for desqualificado (cartão vermelho) do jogo ou do banco de reservas ficará automaticamente suspenso por 01 (um) jogo.
Art. 8o - Em caso de ausência (W x O), além de 03 (três) pontos ganhos para efeito de contagem, será conferido à equipe vencedora o placar necessário para que a mesma prossiga para a próxima fase ou que melhore sua classificação no grupo. O decreto de (W x O) será aplicado após 5 minutos do horário de início da partida.
Art. 9o - O tempo de duração da partida será:
a) Para todas as séries: 20 (vinte) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 10 (dez) minutos.
Art. 10o - A competição de Handebol da XV O.I.G.M será realizada de acordo com as regras internacionais adotadas pela Confederação Brasileira de Handebol.
Art. 11o - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Técnica e Supervisão da modalidade.
Art. 12o - O atleta só poderá competir devidamente uniformizado.
2o – O uniforme do goleiro, obrigatoriamente, deverá ser de cor diferente da dos jogadores de linha.
Art. 13o _ Ocorrendo de algum atleta, durante a competição da XV O.I.G.M desacatar aos árbitros dentro ou fora de quadra, o mesmo será punido, com cartão amarelo ou vermelho (dependendo da situação) e até mesmo com a expulsão da competição; sendo assim gerado um relatório do ocorrido.
JUDÔ
Art. 1o - A competição será regida pelas Regras da FEBAJU.
Art. 2o - Cada grupamento poderá colocar até 02 atletas por peso e um só atleta no absoluto.
Art. 3o - Não haverá necessidade da utilização de dois quimonos (azul/branco) durante a competição. Para diferenciação dos atletas será utilizada a faixa vermelha.
Art. 4º - O tempo de luta será:
● 05 min para o masculino
● 04 min para o feminino
Art. 5o - A tabela de pesos para o masculino será:
Art. 6o - A tabela de pesos para o feminino será:
Obs. Não haverá categoria absoluto no feminino.
Art. 7o - Pontuação:
1º colocado – 10 pontos
2º colocado – 07 pontos
3º colocado – 05 pontos
4º colocado – 04 pontos
5º colocado – 03 pontos
6º colocado – 02 pontos
7º colocado – 01 ponto
Art. 8º - A pontuação para contagem da XV O.I.G.M seguirá o regulamento geral da mesma.
KARATÊ
Art. 1o - A competição será regida pelas Regras da FBK.
Art. 2o - Cada grupamento deverá colocar uma dupla, e dois atletas para o individual.
Art. 3o - Para diferenciação dos atletas, será utilizada a faixa vermelha e azul.
Art. 4º - A competição será realizada na forma de Katá, quando os atletas executarão os Katás heian simultaneamente.
Art. 5o – A disputa será realizada no sistema de bandeiradas, com a escolha do Katá por parte dos árbitros.
Art. 6o – As equipes serão compostas por atletas exclusivamente do sexo masculino ou exclusivamente do sexo feminino.
Art. 7o - Pontuação:
1º colocado – 10 pontos
2º colocado – 07 pontos
3º colocado – 05 pontos
4º colocado – 04 pontos
5º colocado – 03 pontos
6º colocado – 02 pontos
Art. 8º - A pontuação para contagem da XV O.I.G.M, seguirá o regulamento geral da mesma.
NATAÇÃO
Art.1º - A competição será regida pelas regras da FINA.
Art.2º - A competição será disputada da seguinte forma.
Intervalo de 15min
Art.3º - Cada equipe poderá inscrever até 02 representantes por prova e 01 revezamento de cada modalidade, sendo que cada representante poderá participar de até 03 provas individuais, mais os revezamentos.
Art.4º - A competição terá duas categorias, sendo elas subdivididas em: Categoria A e Categoria B, conforme regulamento geral.
Art.5º - O nadador, para participar do revezamento, deverá estar inscrito na lista do seu grupamento, não necessariamente participando de provas individuais.
Art.6º - Não será obrigatório o uso da touca, porém sunga ou vestuários similares de uso exclusivo da natação, maiô ou suquine serão os únicos trajes aceitos.
PONTUAÇÃO
1º Colocado – 9 pontos
2º Colocado – 7 pontos
3º Colocado – 5 pontos
4º Colocado – 4 pontos
5º Colocado – 3 pontos
6º Colocado – 2 pontos
TÊNIS DE MESA
Art. 1º - A competição será disputada em duas categorias distintas, “A” e “B”. A equipe de cada grupo que tiver o maior número de pontos será declarada campeã.
Art. 2º - As disputas serão regidas pelas regras da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, com as adaptações abaixo citadas.
Art. 3º - Serão disputadas partidas de um só SET, nas eliminatórias, e dois SETS vencedores com 21 pontos cada, nas finais.
Art. 4º - Cada equipe poderá ter até 02 componentes para disputa individual e, obrigatoriamente, 02 mais 01 reserva para disputa por equipe.
Art. 5º - A decisão do desporto será feita pela soma de pontos obtidos pela colocação dos dois atletas do individual, mais a pontuação da dupla:
Art. 6º - A vitória dará ao participante, ou à dupla, 03 pontos, e a derrota 01 ponto. Em caso de W x O (decretado 5 minutos após o início da partida) a equipe ou o atleta não terá nenhum ponto computado.
TOTÓ
Art. 1º - A competição será disputada em duas categorias distintas, “A” e “B”. A equipe de cada categoria que tiver o maior número de pontos será declarada campeã.
Art. 2º - Serão disputadas partidas de dois tempos de 03 minutos cada, por 1 minuto de intervalo.
Art. 3º - Não haverá empate. Em caso de empate, no tempo normal, haverá disputa do Golden Gol.
Art. 4º - Cada equipe poderá ter até 02 componentes para disputa individual e, obrigatoriamente, 02 mais 01 reserva para disputa por equipe.
Art. 5º - A decisão do desporto será feita pela soma de pontos obtidos pela colocação dos dois atletas do individual mais a pontuação da dupla:
Art. 6º - A vitória dará ao participante, ou à dupla, 03 pontos, e a derrota, 01 ponto. Em caso de W x O (decretado 5 minutos após o início da partida) a equipe ou o atleta terá 00 ponto computado e um saldo negativo de 05 gols.
VOLEIBOL
Este regulamento congrega as disposições que regerão a competição de Voleibol da XV O.I.G.M, dando enfoque aos aspectos psicomotor, cognitivo, social, afetivo, privilegiando os aspectos técnicos e táticos da modalidade.
A competição de Voleibol da XV O.I.G.M tem por objetivo fomentar a prática esportiva, oportunizar a participação de atividades de integração social e estreitar os laços de afeto e apreço dos participantes, através do esporte.
Poderão participar da competição de Voleibol da XV O.I.G.M apenas os alunos do Colégio Gregor Mendel, sendo que cada equipe poderá possuir um número máximo de 10 atletas. Portanto, 06 titulares e 04 reservas. O mínimo de jogadores permitidos para início da partida será de 06 jogadores.
A competição de Voleibol da XV O.I.G.M será dividida em duas categorias:
Toda competição será regida pelas regras oficiais da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), excetuando-se os ajustes, adequações e condições descritas neste regulamento. Cabe aos participantes a obrigação de conhecê-las e cumpri-las.
Ø A equipe vencedora é aquela que ganha 2 SETS (25 pontos). No caso de ocorrer empate de SETS (1x1), o SET decisivo (3º SET) será jogado com uma contagem de 15 pontos, vencendo a equipe que tiver uma vantagem mínima de dois pontos.
Ø Em caso de W X O haverá uma tolerância de 5 minutos para que o mesmo seja decretado. Este será
caracterizado por 25 x 0 / 25 x 0.
DA PONTUAÇÃO
Ø Vitória – 03 pontos
Ø Derrota – 01 ponto
Ø W x O – 00 ponto
DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
1º Maior número de vitórias
2º Saldo de SETS
3º Saldo de PONTOS
3º Confronto direto
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SLOGANS:
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NATAÇÃO
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TÊNIS DE MESA
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JUDÔ
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KARATÊ
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JOGOS DE QUADRA
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