Nosso Colégio

Normas de Funcionamento do colégio

1. HORÁRIO

SÉRIE / ANO ENTRADA INTERVALO SAÍDA
6º E.F ao 8º E.F. 07 h das 09h30 às 10h 12h30
9º E.F. ao 2º E.M. 07 h das 10h20 às 10h50 12h30

Pedimos aos pais/responsáveis que estejam atentos à pontualidade na entrada, pois o seu não cumprimento acarreta uma série de transtornos. Caso ocorra algum contratempo, o pai ou o responsável deverá comunicar à Orientadora Educacional da Série, via telefone ou e-mail.

Após as aulas, os estudantes que praticam algum esporte deverão ser a-companhados pelo professor responsável, na modalidade na qual estão regularmente inscritos.

Hoje, mais do que em qualquer outra época, a segurança tem sido motivo de preocupação para todos. Por isto, só será dada a autorização para o estudante deixar o Colégio em situações especiais (como trabalhos escolares na casa de um colega) mediante a solicitação escrita e antecipada dos pais ou responsáveis.

O estudante que chegar atrasado (após os 5' de tolerância) não assistirá à aula do 1º horário, permanecendo no pátio ou biblioteca até o início do 2º horário. Em caso de reincidência, o(a) Assistente de Disciplina e /ou SOE comunicará à família, alertando que, de uma próxima vez, o estudante levará para casa notificação e deverá trazer no dia seguinte o canhoto assinado pela família.
Caso não cumpra esta determinação, não assistirá à aula do dia seguinte. O mesmo procedimento se aplica no retorno após o recreio para as salas e no retorno para as aulas do Ensino Médio, no período da tarde.

Observações importantes:
- Os estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental só poderão retornar às suas residências sozinhos, após o final das aulas e mediante autorização prévia da família (por escrito).
- Todo estudante só poderá ausentar-se do Colégio antes do horário previsto para o término de suas atividades diárias mediante autorização da família, dirigida à Orientadora Educacional ou à Diretora Pedagógica.
- Os estudantes do Ensino Médio têm permissão para sair no intervalo, mas somente mediante autorização da família (por escrito), portando a carteirinha de identificação.

2. FUNCIONAMENTO DO PRÉDIO GREGOR MENDEL:

• Quando da entrada, os estudantes serão recebidos pelos porteiros e seguranças do Colégio e, após a subida das escadas, serão acolhidos pelas assistentes de disciplina, encaminhando-se às salas de aula. Neste momento, os pais só terão acesso ao pátio do Colégio.
• Quem necessitar se dirigir à Secretaria, Tesouraria, Direção ou Coorde-nação Pedagógica deverá fazê-lo pela Recepção, onde receberá a devida identificação.
• Os alunos da Escola de Esportes (e das outras atividades culturais ofe-recidas após as aulas) que permanecerem no Colégio estarão sob a responsabilidade dos seus professores, desde que devidamente identi-ficados.
• Alunos em treinamento esportivo estarão sob a responsabilidade dos professores-técnicos.
• Todos os visitantes, inclusive pais, irmãos e ex-alunos devem dirigir-se à recepção Carla (pela manhã) e Shirley (à tarde) para serem anunciados e identificados. Estamos zelando pela segurança dos nossos estudantes e da comunidade educativa em geral. SENTIR-NOS SEGUROS É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO TRABALHO EDUCATIVO.

3. ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS:

As turmas são organizadas segundo critérios pedagógicos. É importante a compreensão dos pais, evitando solicitar trocas. A oportunidade para uma maior socialização e construção de novas amizades é essencial para a formação cidadã dos nossos jovens.

4. CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO:

O uso da carteirinha é obrigatório para acesso às dependências do Colégio.

• No caso de esquecimento, o aluno deverá dirigir-se ao SOE para autorização provisória.
• No caso de perda ou dano da carteira de identificação, o estudante deverá procurar Sr. Luiz, Coordenador de Disciplina, para providenciar a 2ª via, cuja produção terá um custo.
• Para o estudante retirar livro ou qualquer outro material na biblioteca, deverá apresentar a sua carteira de identificação.
• O estudante que voltar ao Colégio fora do seu horário normal de aula, deverá estar com a sua carteira de identificação para a devida identifi-cação na portaria.

5. MEDICAMENTOS:

• Remédios, como analgésicos, antibióticos, dentre outros que o estudante esteja fazendo uso, deverão ser trazidos de casa, com autorização escrita dos pais e a indicação da posologia. Não estamos autorizados a medicar.
• Caso o estudante passe mal no Colégio, será encaminhado à nossa Enfermaria, que entrará em contato com a família. Ele só será medicado no Colégio com a autorização dos pais, em caso de emergência.
• Salientamos que estudantes que já apresentem em casa algum problema de saúde (como febre, dores, mal-estar, suspeita de dengue ou outras enfermidades) não devem vir ao colégio; esta é uma forma de cuidar do nosso jovem e proteger os demais colegas.

6. UNIFORME:

O uso do uniforme é obrigatório para todos os estudantes, do Ensino Fundamental II à 3ª Série do Ensino Médio. O cuidado com o fardamento é, portanto, essencial. Ele é fator importante para a identificação do Estudante no Colégio, além de favorecer o espírito de equipe, tão necessário ao convívio social. Solicitamos, assim, que fiquem atentos às seguintes normas:

• O estudante que, por algum motivo, não vier com uniforme, deverá trazer justificativa, por escrito, datada e assinada pelos pais.
• Não é permitido o uso de camisas de times de futebol, eventos escolares ou das Escolinhas de Esportes em sala de aula.
• A camiseta é de uso exclusivo da Educação Física, no dia a ela destinado. • Uniforme de uso diário: camisa do Colégio, calça ou bermuda próxima ao joelho (sem faixas, listras ou desenhos) e jeans azul, não sendo permitidos os modelos "rasgados" e ou com "apliques".
• É permitido o uso de agasalhos de inverno, moleton, tactel ou qualquer outro, preferencialmente azul, com zíper aberto.
• O uso de chinelos e sandálias não será permitido, ou seja, somente tênis ou sapatos fechados devem ser utilizados.
• Uniforme de Educação Física: camiseta e short do Colégio e tênis.
• O uso do uniforme também é obrigatório nos retornos à tarde, em aulas complementares e avaliações, provas de 2ª chamada, plantões, laboratório, sábados letivos e trabalhos de campo ou quaisquer outras atividades pedagógicas.
• O estudante não poderá fazer modificações no uniforme escolar nem nas camisetas utilizadas nos eventos e projetos pedagógicos do Colégio.

7. FREQUÊNCIA:

A frequência às aulas e atividades escolares é obrigatória e constitui um elemento de avaliação do desempenho escolar do estudante. O seu controle é feito através da chamada que o professor faz no início da aula.

Para a aprovação do estudante, será exigida a presença de 75% (se-tenta e cinco por cento) do total de horas obrigatórias do período letivo. A não aplicação da lei ocorrerá apenas em casos estritamente excepcionais, mediante comprovação por meio de documentos.

8. TRABALHOS DE CAMPO:

Quando programados, os pais serão avisados com antecedência. Os estudantes só participarão mediante autorização por escrito do responsável, entregue com antecedência ao professor ou à Coordenação Pedagógica.

9. CONVIVÊNCIA NO COLÉGIO:

O maior desafio que se coloca diante do educador e da escola, no século XXI, é transcender as funções de transmissão do conhecimento e capacitação técnica, promovendo o desenvolvimento integral do educando. Para tanto, inclui a formação ética, o exercício da cidadania, a convivência grupal, o preparo para a vida em sociedade e o respeito às diferenças individuais.

Sensível a esse propósito sociocultural, o Colégio Gregor Mendel busca cultivar a habilidade de um bom relacionamento interpessoal, fazendo com que todos os envolvidos no ato de educar sejam corresponsáveis pelo processo educacional, através de uma convivência agradável e prazerosa.

A Direção e a equipe técnico-pedagógica do Colégio Gregor Mendel estão sempre prontos a ouvir o estudante, a discutir suas dúvidas e problemas e a ajudá-lo a encontrar uma solução adequada. Essa troca favorecerá um convívio escolar tranquilo.

É importante que o aluno mantenha sempre uma convivência pacífica e agradável com os colegas, tratando-os como gostaria de ser tratado. É necessário também ser cortês e ter respeito aos porteiros, seguranças, pessoal de apoio administrativo e demais funcionários, uma vez que todos eles estão empenhados em seu bem-estar.

10. DISCIPLINA:

A disciplina consciente é fundamental para o funcionamento da escola, sendo um mecanismo de organização e bem-estar de todos os envolvidos no processo educativo. Em princípio, o Colégio é contra medidas coercitivas, mas, para que os alunos se conscientizem, a disciplina será regulada pelos seguintes itens:
• O estudante que for solicitado a retirar-se de sala de aula, deverá se dirigir até o Assistente de Disciplina (corredor), que o encaminhará à Orientação Educacional. Na primeira reincidência, será atendido pela Orientadora da série, que se comunicará com a família, alertando que, numa próxima vez, o estudante será suspenso da aula do dia seguinte. Neste caso, o estudante deverá procurar orientação dos colegas sobre as atividades do dia. Obs.: As ocorrências disciplinares são cumulativas, mesmo que ocorram em áreas de conhecimento diferentes.
• "Matar aulas" constitui motivo para a suspensão sumária de um dia, pois significa descompromisso do estudante e falta de sintonia com as normas do Colégio. Nestes casos, a família será comunicada pela Orientadora de Ensino e/ou Direção Pedagógica.
• Agressão física dentro do Colégio constitui falta grave, contrariando todos os princípios educativos do Colégio. O estudante que assim pro-ceder, será suspenso sumariamente de aulas por dois dias.

No Gregor Mendel, as aulas são planejadas para o aproveitamento de todo o tempo, portanto, não devem ser interrompidas, por incomodar, tirar a atenção e a concentração daqueles que as assistem.

Por esse motivo:
• Nenhum estudante poderá entrar em sala após o início da aula. No primeiro atraso, o aluno perderá a aula do horário. No segundo atraso, além da perda do horário, a família será comunicada. No terceiro atraso consecutivo, no período de uma mesma semana, o estudante perderá a aula e será suspenso das aulas do dia seguinte.

• Nenhum estudante poderá interromper a aula de outra turma, por motivo algum, a não ser com autorização da Orientadora de Ensino ou Assistente de Disciplina.

• Durante as aulas, o estudante não poderá sair de sala para beber água, ir ao banheiro ou outro motivo qualquer, nos primeiros 5 minutos, e nos últimos 10 minutos das aulas.

• Não será permitido o empréstimo de jaleco ou uniforme, durante o período de aulas, pois tal interrupção é prejudicial ao seu andamento normal.

• Qualquer material esquecido em casa e trazido pelos responsáveis deverá ser entregue na portaria. O estudante será comunicado para buscar o seu material. • Não é permitido comer balas, pirulitos, mascar chicletes e merendar dentro de sala de aula, pois esta prática constitui-se como fator de falta de concentração nas aulas.

• A "cola" é considerada falta grave. O aluno que for identificado nesta situação, terá a sua avaliação anulada. Se o aluno estiver realizando, ao mesmo tempo, duas ou mais provas, todas serão anuladas.

O compromisso com a formação ética do nosso estudante vem em primeiro lugar; nosso objetivo é torná-lo um ser capaz de viver em socie-dade, respeitando os limites que lhe são impostos e cobrando os direitos devidos.
Para que assimilem esses conceitos, serão tomadas as seguintes provi-dências:

• O estudante que faltar com respeito ao professor, ao próprio colega, ao funcionário e aos seguranças será encaminhado diretamente para a Orientação de Ensino ou Direção Pedagógica.

• O uso de corretivo líquido e de estiletes é terminantemente proibido; o primeiro por representar risco de intoxicação, o segundo porque pode provocar cortes e arranhões de extremo perigo.

• O estudante poderá recorrer à Orientadora e à Direção Pedagógica, para questionar qualquer aparente incoerência do Colégio em relação à aplicação das regras disciplinares, no sentido de esclarecer as decisões tomadas. Neste caso, deverá procurar a Orientadora e/ou Direção, antes do início das aulas, no recreio ou no final da aula.

11. CONTATO FAMÍLIA-ESCOLA:

• Atendimento: Para que o contato família-escola seja efetivo, pedimos aos pais ou responsáveis que marquem por telefone o seu atendimento com antecedência.

• Reunião de Pais & Mestres: os pais ou responsáveis serão convocados para as reuniões através de circulares. É nesse momento que será feita a avaliação do andamento das atividades escolares, do aproveitamento da turma e discussões de assuntos relevantes sobre a proposta educativa do Colégio para a formação dos nossos jovens (é importante lem-brar que todas as reuniões de Pais & Mestres já estão previstas no Calendário Anual).

• Quando um determinado estudante apresentar uma dificuldade especí-fica, os pais serão convocados em data e horário especiais.

• Comunicamos que às 4as feiras, à tarde, todo o Corpo Técnico-Pedagógico e Administrativo se encontra em Reunião do Comitê Gestor; não haverá atendimento externo, salvo emergências.

Observação importante: Reuniões com membros do corpo técnico do Colégio devem ser agendadas no SOE. A impossibilidade de comparecimento a qualquer reunião agendada deve ser comunicada ao Colégio, para marcação de novo encontro, de acordo com a disponibilidade de horários. Lembramos que é sempre muito importante o contato estreito com a família, pois acreditamos na integração família/Colégio como instrumento de garantia do processo pedagógico.

12. AVALIAÇÕES:

A avaliação do aproveitamento escolar é parte integrante da ação educativa e, por isso, deve ser contínua e constante, diagnosticando o nível de desenvolvimento do estudante, em relação aos objetivos e conteúdos propostos, corrigindo e retomando as aprendizagens não adquiridas.

O estudante será avaliado quanto ao domínio de habilidades básicas e estimulado no desenvolvimento de atitudes positivas relacionadas à(ao): pontualidade, assiduidade, interesse, participação, atenção, responsabilidade e integração.

A avaliação do conteúdo será realizada através de verificações de aprendizagem, atividades individuais e em grupo, operacionalizadas em etapas parciais e finais. O primeiro momento é constituído por testes, trabalhos ou outras atividades previstas. O segundo momento, por verificações individuais de unidade. A operacionalização da sistemática de avaliação visa a:

• extinguir as tradicionais semanas de prova;

• criar mecanismos para uma avaliação contínua e processual;

• conceber avaliação da unidade como um momento de sistematização de conhecimento;

• estimular, também, durante a avaliação, a capacidade de expressão, estabelecendo vinculação com temas transversais do currículo;

• utilizar, cotidianamente, os resultados da avaliação para redirecionar o programa de ensino (a avaliação terá fins diagnósticos e emancipatórios).

CÁLCULO DA MÉDIA POR UNIDADE E MÉDIA FINAL:

O ano letivo é dividido em três etapas didáticas (unidades) e cada etapa em dois blocos. As notas atribuídas ao estudante serão na escala de 0 a 10 (zero a dez).

Será considerado aprovado o estudante que obtiver média global igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina, perfazendo, nas quatro unidades didáticas, um total igual ou superior a 70 (setenta) pontos, observada a disposição legal quanto à assiduidade.

Cada nota é composta pelo somatório dos resultados das atividades realizadas (testes, trabalhos em grupo, pesquisas, listas de exercícios etc.).

A média de cada bloco será a média aritmética das avaliações parciais.

                         Média/Etapa = Média bloco 1 + Média bloco 2
                                                                        2

O resultado da média ponderada (com peso três para a primeira e segunda unidades, e peso quatro para a terceira unidade) é dividido no seu total por 10 (dez).

                         MFa = (M1 X 3) + (M2 X 3) + (M3 X 4)
                                                             10

Ao final da 3ª unidade, o estudante que não obtiver a média de curso 7,0 (sete) será submetido à prova final da disciplina. Sua média de curso será calculada de acordo com a seguinte fórmula:

                         MC = (média do curso x 7,0) + (prova final x 3)
                                                                10

O estudante que, após a prova final, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) estará aprovado. Aquele que obtiver média final inferior a 5,0 (cinco) na disciplina será encaminhado para o processo de recuperação.

Será considerado reprovado o estudante que não obtiver a média 5,0 (cinco) após o processo de recuperação final e que tenha reprovação indi-cada pelo Conselho de Classe.

CONSELHO DE CLASSE:

O Conselho de Classe é um órgão de natureza técnico-pedagógica, de caráter consultivo e deliberativo, composto pelo corpos técnico e docente, presidido pela Direção Pedagógica. Reúne-se ao final de cada unidade e após o período de Recuperação.

Dentre os aspectos qualitativos da postura do estudante, o Conselho destaca: frequência às aulas, pontualidade, participação nas atividades, qualidade na apresentação dos trabalhos e cumprimento às tarefas, cum-primento às normas disciplinares do Colégio, incluindo respeito aos colegas, funcionários e professores.

ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO:

- REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS (RECUPERAÇÃO PARALELA)

Ao final das unidades, os estudantes que não obtiverem média 7,0 (sete) nas disciplinas curriculares poderão participar da Reorientação de Estudos, que irá contemplar as duas primeiras unidades. Acontecerá em turno vespertino, no turno determinado pela Coordenação Pedagógica.

Cada disciplina terá uma carga horária definida pelo seguinte cálculo:

REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS: (2X carga horária semanal) + (2 aulas)

Ao final de cada conteúdo, serão aplicadas atividades pontuadas, que totalizarão 4,0 (quatro) pontos. A essa pontuação serão somados 6,0 (seis) pontos, referentes a uma avaliação final, que acontecerá após o término do período de todas as aulas.

Caso a nota da Reorientação de Estudos seja superior à da unidade, a média será substituída. Se for menor, a média anterior será mantida.

- RECUPERAÇÃO FINAL:

A Lei 9394/96, no seu artigo 24, estabelece a obrigatoriedade dos es-tudos de Recuperação, cabendo à escola discipliná-los em seu Regimento Escolar.
A Recuperação é um procedimento pedagógico que tem por objetivo proporcionar outras oportunidades de aprendizagem aos estudantes que não obtiveram aproveitamento satisfatório em alguma disciplina.
Os estudos de Recuperação Final no Colégio Gregor Mendel dar-se-ão da seguinte forma:

1- Concluída a Prova final, o estudante que não atingir a média exigida fará a Recuperação;

2- Serão selecionados os conteúdos do programa de Recuperação, levando-se em consideração os pré-requisitos/habilidades necessários para a continuidade dos estudos da disciplina na série/ano seguinte;

3- Quanto ao curso de Recuperação, as aulas serão ministradas em horários previamente divulgados, e a frequência do estudante será obrigatória;

4- O estudante terá aulas ministradas por professores habilitados e será submetido a 2 (duas) avaliações, tendo a primeira peso 4 (quatro), e a segunda, peso 6 (seis). Esta última envolverá todo o conteúdo trabalhado na Recuperação;

5- Para a aprovação, o estudante deverá ter média igual ou superior a 5,0 (cinco);

6- O estudante que não obtiver 75% de frequência nas aulas de Educação Física deverá ser submetido às atividades de Recuperação de tal disci-plina.

2ª CHAMADA:

Terá direito à 2ª Chamada o estudante que, por motivo de doença ou falecimento de parente próximo, esteja comprovadamente impossibilitado de comparecer ao Colégio no dia da realização das avaliações. O direito à 2ª Chamada pelo estudante não o isenta da cobrança da taxa por cada disciplina, que corresponde a 10% do valor da parcela vigente à época da prestação do serviço.

O prazo para requisição da 2ª Chamada é de 48 horas, após a realização da avaliação, mediante justificativa à Orientadora Educacional.

As provas de 2ª Chamada constarão de questões discursivas ou abertas. O estudante deverá observar o cronograma divulgado nos murais do Colégio. As avaliações da 3ª unidade, da Prova Final e da Recuperação ficam excluídas da possibilidade de 2ª Chamada. A inscrição para fazer a prova deverá ser feita pelos pais e/ou responsáveis, na Secretaria do colégio, mediante pagamento da taxa estabelecida. A avaliação de 2ª Chamada engloba todos os objetivos contidos na unidade de ensino, mediante processo acumulativo, sendo realizada após o término das avaliações da unidade, em horário oposto às aulas.

13. DEVERES DE CASA, PESQUISAS E OUTRAS ATIVIDADES::

O cumprimento das tarefas propostas para casa é fundamental para o bom andamento nos estudos. Eles foram cuidadosamente preparados e selecionados pelos professores, para a fixação do conteúdo ou para o seu aprofundamento.

A não apresentação dessas tarefas no prazo combinado acarretará perda de pontos de participação ou conceito.

Trabalhos, relatórios, pesquisas ou exercícios apresentados fora da data prevista, desde que autorizado pelo professor, serão avaliados sobre 50% do total de pontos atribuídos a eles.

14. SÃO DIREITOS DO ESTUDANTE:

• Receber educação de qualidade;

• Ser respeitado em todos os aspectos;

• Organizar Grêmio para tratar de interesses dos estudantes;

• Ser informado sobre o Regimento Escolar, programas, calendários e cronogramas;

• Receber seus trabalhos e avaliações corrigidos;

• Requerer 2ª Chamada e revisão de provas dentro dos prazos pré-estabelecidos;

• Ser comunicado antecipadamente sobre mudanças no calendário ou programas que venham a ocorrer;

• Ser bem orientado pelo(a) professor(a) sobre o conteúdo a ser trabalhado;

• Fazer parte da eleição de líderes de turma.

15. SÃO DEVERES DO ESTUDANTE:

• Acatar as normas disciplinares do Colégio;

• Respeitar diretores, professores, coordenadores, orientadores, funcionários e colegas;

• Acatar as orientações dos professores, técnicos e funcionários;

• Comparecer pontualmente às aulas, avaliações e outras atividades, sempre com o material necessário;

• Apresentar-se diariamente uniformizado;

• Diante de qualquer desentendimento com colegas, procurar um funcionário mais próximo, que os encaminhará ao SOE;

• Cumprir rigorosamente o Regulamento da Biblioteca, em especial no que se refere à postura e ao silêncio, como, também, devolver em perfeito estado, e nos prazos estipulados, os livros emprestados;

• Zelar pela manutenção da limpeza, organização e dos equipamentos do Colégio.

ATENÇÃO, ESTUDANTE!
Mantenha sob seus cuidados todos os seus pertences, inclusive equipamentos eletrônicos, objetos de valor e dinheiro. O Colégio não se responsabiliza pela guarda deles.

16. É VEDADO AO ESTUDANTE:

• Retirar-se da sala de aula sem autorização do professor e, do Colégio, sem autorização do Orientador Educacional ou da Direção Pedagógica;

• Usar cigarros e bebidas alcoólicas na área do Colégio;

• Usar recursos ilícitos nas verificações de aprendizagem, seja em seu favor ou de seus colegas;

• Ocupar-se de assuntos ou tarefas alheias aos debatidos nas aulas;

• Usar qualquer tipo de material tecnológico, principalmente telefone celular, MP3, MP4, MP5, Ipod, notebook e filmadora durante as aulas;

• Divulgar notícias, boletins, avisos e jornais sem permissão da Direção;

• Adulterar documentos;

• Namorar na escola (ou em suas proximidades, durante o horário letivo);

• Trazer para o recinto do Colégio armas ou peças de imitação, gravuras, impressos e livros que atentem contra a integridade física e moral da comunidade educativa;

• Cometer qualquer tipo de agressão física ou moral no recinto do Colégio; • Demonstrar preconceito de qualquer espécie com colegas, funcionários e professores;

• Lanchar dentro da sala de aula, no Teatro, nos Laboratórios ou na Biblioteca;

• Dar “ovada” nos colegas aniversariantes, seja no Colégio ou em suas proximidades.

17. SÃO DEVERES DA FAMÍLIA:

• Despertar a curiosidade intelectual dos filhos e fazê-los alcançar um desempenho melhor nos estudos.

• Possuir livros em casa. Ler junto com os filhos. O hábito, cultivado desde cedo, faz aumentar o vocabulário de forma espantosa.

• Reservar para os filhos um lugar tranquilo para os estudos. A ideia é cuidar para que o ambiente ofereça o mínimo necessário: mesa, cadeira, boa iluminação e distância da TV.

• Zelar pelo cumprimento da tarefa de casa (lição). Sedimentar uma rotina de estudo, com horário e local.

• Orientar, mas jamais dar a resposta certa. Solucionar o problema é uma tentação frequente dos pais quando são acionados a ajudar na tarefa de casa. Não funciona. O que deve ser feito é recomendar uma leitura mais atenta do enunciado, tentar provocar uma nova reflexão sobre o assunto sugerindo uma boa fonte de pesquisa.

• Acompanhar a vida escolar dos filhos pelo site do Colégio, utilizando a senha fornecida pelo Colégio, além de comparecer às reuniões de pais e mestres. A presença dos pais, nos encontros com os professores ou equipe pedagógica, é uma demonstração de interesse que contribui para o envolvimento dos filhos com o Colégio.

• Monitorar o boletim escolar, consultando a Orientadora Educacional. Estabelecer, junto ao Colégio, uma estratégia para reverter a situação, se esta for necessária. Saber qual será, exatamente, a participação da família no processo de aprendizagem dos filhos.

• Conversar sobre o Colégio. A manifestação de interesse, por si só, é um indicativo do valor dado à educação pela família.

Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.



Atenciosamente,


Márcia C. Lacerda
Direção Pedagógica Gregor Mendel

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