Nosso Colégio

S.O.E.

Serviço de Orientação Educacional

O Serviço de Orientação Educacional do Gregor Mendel atua em estreita parceria com a Coordenação Pedagógica, os professores e as famílias, com o objetivo de orientar e apoiar os nossos estudantes em sua formação cultural, social e moral.

Trabalhamos junto à Coordenação e aos professores trocando informações sobre os estudantes, discutindo questões e pensando em soluções para as diversas situações do cotidiano escolar. Com as famílias, nos encontramos nas Reuniões de Pais e Mestres, além de nos comunicarmos por meio de contatos telefônicos e reuniões individuais agendadas pelo Colégio ou pelos responsáveis, sempre que necessário. Esta parceria sustenta nossa missão, que é a de nos constituirmos - família e escola - como uma referência fundamental ao jovem no processo de construção da sua identidade.

Nosso contato com os estudantes é frequente, seja em situações pontuais extra-classe ou em encontros em sala (aulas de DPS – Desenvolvimento Psicossocial), que são organizados em 2 eixos: um que visa ao desenvolvimento de atitudes e hábitos favoráveis ao estudo e à aprendizagem; e outro que contempla temas de interesse para o adolescente no mundo de hoje.

Os projetos :

Projeto Adaptação

Voltado mais diretamente para os estudantes novatos e aos do 6º ano (5ª série), com vistas a minimizar as dificuldades e ansiedades inerentes às novas vivências escolares. Neste ano, os estudantes do 6º ano foram recebidos por toda a equipe técnica, professores e funcionários, numa manhã especialmente dedicada a eles.

Projeto Integração

Busca favorecer a integração de todos os estudantes à nova turma e à nova série, pelo estreitamento dos vínculos afetivos entre os jovens. Ocorre no primeiro trimestre do ano letivo, em locais especialmente escolhidos para favorecer interação, lazer e descontração.

Projeto Liderança

Voltado a todas as séries, pretende possibilitar a formação da consciência política dos estudantes para que se comprometam com a cidadania, enquanto sujeitos ativos na busca de uma sociedade mais justa e solidária. Todo o processo é feito através de vivências, jogos e discussões, visando uma escolha consciente e o exercício de uma liderança positiva no grupo.

Projeto Postura de Estudante

Dedicado aos estudantes do Ensino Fundamental, visa desenvolver a consciência do seu papel no processo de aprender, o que passa por uma crescente organização, disciplina, responsabilidade e autonomia.

Projeto Adolescência Sadia

Busca oportunizar reflexões que possibilitem ao estudante do E.F. perceber e fazer escolhas quanto ao seu processo de crescimento, a construção de sua autoimagem e sua atuação no grupo social. Discute criticamente aspectos como consumismo, violência, discriminação, etc, e busca fortalecer valores como solidariedade, respeito e cidadania.

Projeto Monitoria

Pretende incentivar e apoiar a formação de grupos de estudo entre estudantes do Ensino Médio. A ajuda mútua na promoção da aprendizagem é o enfoque central do projeto. Colocado em prática, desenvolverá habilidades de estudo em grupo, colaboração e crescimento de cada um dos estudantes, abrindo espaço para a produção de conhecimento e formação de valores como respeito e solidariedade.

Projeto de Orientação Profissional

No mundo contemporâneo, o papel do Ensino Médio na vida dos estudantes torna-se cada vez mais decisivo.
Nesta etapa da vida escolar, os jovens passam por profundas transformações. Além de um conjunto de transformações físicas e psicológicas, os adolescentes se preparam para desafios, consolidam valores e atitudes, vivem um árduo processo de formulação de projetos de vida - principalmente referentes ao horizonte profissional, encerram um ciclo de transformações no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta.
O Colégio Gregor Mendel objetiva favorecer o desenvolvimento de cada indivíduo, preparando cidadãos para enfrentarem os desafios que se apresentam na atualidade. Fazem parte desses desafios o vestibular, o mundo do trabalho, a responsabilidade social e a formação da personalidade. Para alcançar esses objetivos, a Orientação Educacional desenvolverá o Projeto de Orientação Profissional ao longo de três anos, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. A metodologia adotada para o desenvolvimento do projeto inclui o aprofundamento em questões como o autoconhecimento, o conhecimento da realidade do mercado profissional, noções sobre antigas e novas carreiras, bem como o contato direto com profissionais de cada área de interesse.

Colégio Gregor Mendel © Todos os direitos reservados